Angioedema

Serviço de Atenção Especializada em Angioedema Hereditário

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória oferece atendimento aos pacientes com Angioedema desde 2011, quando foi criado um ambulatório de referência vinculado ao Serviço de Asma, Alergia e Imunologia. Em 2019, o Serviço foi certificado como ACARE –Angioedema Centers ofReference and Excellencepelo GA²LEN -Global Allergy and Asthma European Network, após preenchimento de mais de 30 critérios e auditoria externa. Em 03 de dezembro de 2019 foi publicada a portaria n° 3.166 aprovando a habilitação do Serviço como Serviço de Atenção Especializada em Doenças Raras, especificamente para o Angioedema Hereditário (AEH).
O Serviço oferece atendimento especializado e exames diagnósticos para pacientes com Angioedema Hereditário. A equipe de assistência, composta por médicas alergistas/imunologistas, enfermeira e técnica em enfermagem, desenvolve atividades de assistência, ensino e pesquisa. Atualmente existem dois importantes projetos de pesquisa em andamento, a Rede Nacional de Doenças Raras e o Registro Brasileiro de Angioedema Hereditário. Essas pesquisas têm como objetivo caracterizar a população de brasileiros portadores de AEH econhecer as condições de diagnóstico e tratamento, contribuindo para melhoria nas políticas de saúde voltadas para os pacientes afetados pela doença.


Saiba mais sobre o Angioedema Hereditário
O Angioedema é uma condição clínica caracterizada por inchaço na pele ou mucosas, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo órgãos internos. As localizações mais frequentes são lábios, língua, face e extremidades. Pode ser causado por vários fatores, como reações alérgicas, medicamentos, doenças autoimunes e até mesmo ser uma doença hereditária.
O Angioedema Hereditário (AEH) é uma doença genética rara e potencialmente fatal quando não diagnosticada e tratada adequadamente.Na maioria das vezes,a doença é causada por uma deficiência na produção ou função da proteína Inibidor de C1, o que leva ao aumento dos níveis de uma substância chamada bradicinina, que tem efeito vasodilatador e quando em excesso causa inchaço na pele e nas mucosas.
Os sintomas do AEH geralmente tem início na infância ou adolescência e incluem crises de inchaço na face, lábios, língua, extremidades, dor abdominal por inchaço no sistema gastrointestinal e em casos graves dificuldade para respirar devido a inchaço na laringe (edema de glote). As crises podem ser espontâneas ou desencadeadas por estresse emocional, trauma, procedimentos cirúrgicos, procedimentos dentários, uso de alguns tipos de medicamentos anti-hipertensivos, estrogênio, entre outros. O tempo de duração das crises pode variar de 3 a 5 dias.
Muitas vezes o AEH não é diagnosticado corretamente ou é confundido com outras formas de angioedema, principalmente o alérgico. Os sinais de alerta para o AEH são:

  • crises de inchaço que não melhoram com o uso de antialérgicos, corticoides e adrenalina.
  • dor abdominal recorrente sem causa aparente.
  • história de outras pessoas na família que incham.
  • crises de inchaço relacionadas ao uso de estrôgenio.


É importante que os médicos estejam cientes dos sinais de alerta para o AEH e realizem exames laboratoriais adequados para o diagnóstico.
Todos os familiares dos pacientes com diagnóstico de AEH devem fazer os exames diagnósticos pois o tipo de herança genética determina que 50% dos filhos dos pacientes tem chance de também ter a doença.
O tratamento inclui medidas preventivas para evitar os desencadeantes das crises, uso de medicamentos específicos paraprevenir e tratar as crises.
Os atendimentos do Serviço de Atenção Especializada em Angioedema Hereditário acontecem nos dias de sexta-feira, à partir das 8 horas.
O agendamento de consultas é feito no próprio Serviço, com encaminhamento médico.
Para mais informações enviar e-mail para: alergia.imuno@santacasavitoria.org

Fale Conosco
Para falar com o ambulatório de Angioedema da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ligue: (27) 3212-7292

Conheça os principais sintomas
Conheça os principais sintomas do angioedema hereditário. Caso identifique algum sintoma, busque ajuda. Clique aqui

Doutor, eu tenho Angioedema?
Faça download gratuito do material didático publicado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). Clique aqui.

Veja a Live sobre Angioedema
No Dia Mundial de Conscientização do Angioedema Hereditário, o Gebraeh realizou uma live respkndendo dúvidas sobre a doença. Confira aqui

Serviço de Atenção a pacientes com doenças raras da Santa Casa participa da Rede Raras
A Rede Nacional de Doenças Rarasé um projeto de pesquisa executado em 40 hospitais do Brasil que atendem indivíduos com doenças raras (DR). Conheça aqui

Profissionais da Santa Casa fazem parte do grupo de estudos em Angioedema Hereditário
O Grupo de Estudos Brasileiro em Angioedema Hereditário (GEBRAEH) é uma entidade formada por alergistas, imunologistas e outros profissionais de saúde. Clique aqui e Conheça Mais…

Santa Casa é certificada como Centro de Referência e Excelência em Angioedema
No Espírito Santo, somos o único serviço com certificado ACARE para tratamento do angioedema. Clique aqui e conheça outros locais