A Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Unidade Pró-Matre participam, durante esta semana, das atividades do programa Apice On – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino de Obstetrícia e Neonatologia, em Belo Horizonte (MG). Conheça aqui o programa.

Fazem parte do projeto 94 hospitais que realizam atividades de ensino, entre hospitais de ensino, universitários e unidades auxiliares de ensino, abrangendo todos os estados brasileiros. O recorte abrange todos os hospitais universitários federais e os hospitais de ensino que realizaram mais de 1 mil partos em 2015 e que aderiram à Rede Cegonha e recebem incentivos financeiros de custeio.

O objetivo é qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia dos direitos.

Acredita-se que a incorporação de um modelo de cuidado centrado nas necessidades e direitos das mulheres, seus bebês e familiares, como também nas melhores práticas disponíveis, poderá produzir, a curto e médio prazo, efeitos significativos na qualidade do cuidado ofertado no SUS, a partir da mobilização desses serviços para mudanças nas práticas de formação, atenção e gestão, balizadas por uma ética do cuidado baseada nas relações, que são a fonte primeira que sustenta as profissões da saúde.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde implementado em hospitais do país com atividades de ensino, em parceria com o MEC, Fiocruz, EBSERH, ABRAHUE e UFMG.