Nossas pacientes Marineuza e Aparecida posaram para fotos depois da tarde de beleza com a equipe do salão Arte & Beleza

OUTUBRO ROSA – Mulheres em tratamento de câncer na Santa Casa de Misericórdia de Vitória ganharam uma tarde de beleza, nesta segunda-feira (16). Uma equipe de cabeleireiros, maquiadores, esteticistas e manicures de um salão de beleza de Vila Velha repaginou o visual das pacientes e trouxe de volta a autoestima, tão importante durante o tratamento do câncer. O encontro foi uma das ações que vêm sendo realizadas toda semana no hospital, como parte da programação do Outubro Rosa.

“Cheguei aqui no hospital e fui tratada como uma rainha. Estou me sentindo linda”, resumiu Aparecida Bertolini, que foi maquiada e redesenhou as sobrancelhas. “Preciso confessar: acho que nem no meu casamento eu tive um tratamento tão bom como o de hoje”, brincou a paciente, que mora em Fundão e está em tratamento de câncer de mama desde maio.

A presença dos profissionais de beleza no setor de quimioterapia foi comemorada pelas pacientes não só pela oportunidade de ter uma tarde com tratamentos estéticos gratuitos, mas principalmente por lembrar que a preocupação com a autoestima e com o próprio corpo é parte fundamental no tratamento.

“Eu estou em tratamento desde janeiro deste ano. Nunca me permiti abaixar a cabeça diante do câncer. E vejo como isso tem sido importante para as respostas do meu corpo ao tratamento. Se já me sinto bem quando eu mesma me cuido, imagine então tendo um tratamento VIP, completo”, completou a paciente Marineuza Santos Conceição, de 49 anos, que mora em Guarapari.

A paciente Maria Lúcia recebendo serviço completo de massagem e hidratação nos pés. “Adorei!”, conta

Oportunidade única

Gratidão para quem ficou ainda mais bonita, e gratidão também para a equipe responsável por levar mais alegria às pacientes. Auxiliadora Batestini, proprietária do salão Arte & Beleza, já participou de outras ações voluntárias na Santa Casa. Na última semana, por exemplo, ela estava cantando no hospital junto com o Coral Vozes, do governo do Estado, em outra ação também para o Outubro Rosa.

“Nós temos uma cliente que comentou sobre essas ações aqui na Santa Casa focadas justamente na paciente de oncologia. Reservamos um espaço na nossa agenda e viemos”, resume Auxiliadora. “No momento que você dá uma repaginada, muda tudo. Não é só a fisionomia. Muda também a sua visão ao se olhar no espelho. Por isso estamos aqui. Acho que a gente, enquanto profissional, se sente ainda mais feliz que essas mulheres. A gente ensina alguns truques de beleza, mas aprende muito também sobre a vida”, completa.

Mais ações

Elionete Stauffer, responsável pelo setor de quimioterapia da Santa Casa, explica que outras ações, como oficinas de maquiagem e de formas de montar turbantes, também estão previstas para pacientes do hospital, que atualmente tem cerca de 700 pessoas em tratamento de câncer. “Essas atividades tem um único objetivo: a mulher pode e deve continuar feminina, mesmo com câncer. Ela continua sendo mulher”, resume.

Equipe médica, funcionários do setor de quimioterapia e profissionais do salão Arte & Beleza