Com o tema “Seja prudente. Sua família não quer você ausente”, um alerta sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho, a XX  SIPAT mobilizou profissionais de todos os setores da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Foram três dias de evento, com uma novidade: pela primeira vez os funcionários do turno da noite também tiveram a oportunidade de participar das palestras e oficinas no seu próprio turno, permitindo que as orientações da semana interna chegassem a um maior número de profissionais.

Organizado pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes -, o evento teve início no dia 22/11, uma quarta-feira, propondo palestras com temas importantes do dia a dia do profissional de saúde. Já no primeiro dia, os funcionários tiveram informações e orientações importantes sobre doenças oculares (palestrante Bruno Valbon), Fisiologia do stress (palestrante Evandro bernardino) e tabagismo (palestrante Fabio Mattos), todas com grande participação dos funcionários do hospital no auditório da Dermatologia.

Neste mesmo dia, a antiga enfermaria Santa Izabel recebeu oficinas de massagem guick, higienização facial e SPA de mãos pela manhã, além de corte de cabelo e maquiagem à noite.

O funcionário Rogério Mendonça Giurizatto, da central de OPME, avaliou como positiva toda a programação. “De modo geral, foi um evento muito importante principalmente para a busca de novos conhecimentos e até para a socialização entre os funcionários”, comenta. “A gente acaba conhecendo melhor as pessoas que só conhecíamos de vista. E isso gera mais proximidade entre os setores”, completa.

Rogério, que tem necessidades especiais, aproveitou para sugerir temas para o próximo ano. “Será muito bacana se a próxima edição trouxer alguma palestra sobre os cuidados com a segurança de funcionários e pacientes com deficiência. Esse assunto vem sendo cada vez mais debatido”. Sugestão anotada, Rogério!

O segundo dia de palestras da XX SIPAT já começou discutindo um tema diretamente relacionado ao hospital: “Estresse e profissional da Saúde: quando buscar ajuda?”, tema abordado pela médica Cristiana Costa Gomes. O segredo da motivação (palestrante Airton Guariza) e as formas de identificar a competência emocional (palestrante Claudia Sales) também foram assuntos debatidos com os participantes. E na programação de oficinas: corte de cabelo. Higienização facial, SPA de mãos e agulhamento seco nas dores musculares

Para encerrar a semana, o terceiro dia de SIPAT trouxe para discussão a importância das atividades físicas para a vida (palestrante Rinaldo Caetano) e todas as informações relevantes sobre o açúcar (palestrante Gabriela Rebello). Os temas de todos os dias influenciam diretamente na vida pessoal e profissional dos nossos funcionários.

Para a funcionária Sirleide Rodrigues Bastos, do plano de saúde, os temas que encerraram a SIPAT foram muito relevantes. “Gostei muito da programação. Eu só consegui participar da SIPAT um dia, mas acompanhei boas palestras, com o preparador físico e a nutricionista. Algumas informações eu já conhecia, e outras eu fiquei sabendo lá. Foi muito bom”, afirmou.

Adesão

A grande participação durante toda a XX SIPAT ocorreu com apoio das gerências de setores à CIPA, organizando os horários para que o maior número de profissionais possível pudesse participar das programações da semana, sem comprometer a rotina do hospital e investindo na capacitação dos funcionários com relação a prevenção de acidentes de trabalho, saúde, qualidade de vida e segurança.