Com o apoio da senadora Rose de Freitas, a provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV), Maria da Penha Rodrigues D’Avila, esteve em reunião com o ministro da saúde, Ricardo Barros, no dia 28 de dezembro de 2017, em Brasília, onde houve por parte do ministro a garantia da habilitação do Hospital Santa Casa de Vitória em Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Também participaram da reunião o diretor da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Flávio Kataoka, e senador Raimundo Lira, líder do governo no Congresso.

 

 

Com isso, o hospital passará a integrar a rede de cuidado em atenção cardiovascular no Estado do Espírito Santo. Atualmente, a Santa Casa já conta com uma equipe técnica de profissionais médicos atuando em ambulatório de Insuficiência Cardíaca (ICC) e Síndrome coronariana (SCA). Com a habilitação, passará também a ofertar serviços que poderão abranger todas as etapas das linhas de cuidado de ICC e IAM, como cirurgia cardiovascular, cardiologia intervencionista e eletrofisiologia, a última lacuna na assistência no estado.

Destacamos, ainda, o papel de formação de profissionais da saúde exercido pelo HSCMV, sendo que com a implementação do serviço, terá a estrutura, para em pouco tempo, promover residência médica em  cardiologia.