O Cuidado de Urgência e Emergência do Hospital Santa Casa de Vitória é formado Pronto Socorro que atua 24 h e por uma Unidade de Terapia Intensiva com 20 leitos.

Pronto Socorro

No Pronto Socorro, são ofertadas as especialidades de Cirurgia Geral, Clinica Médica e Ginecologia. Os pacientes são de atendidos de acordo com o protocolo de classificação de risco que é um processo dinâmico, que busca a identificação dos sintomas dos pacientes, apontando a necessidade de atendimento de acordo com grau de sofrimento e gravidade. Para isso, é utilizado um sistema de cores.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

A UTI é o setor do hospital que reúne recursos mais adequados ao tratamento de pacientes em estado grave, pré e pós operatórios e pacientes que necessitam de maiores cuidados. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa de Vitória  foi ampliada recentemente e atualmente possui 20 leitos, oferecendo toda a estrutura para oferecer o melhor tratamento intensivo possível. 

A UTI passa por um controle rigoroso de infecção hospitalar, que é realizado juntamente com o CCIH (Centro de Controle de Infecção Hospitalar), além de realizar visitas multidisciplinares aos pacientes e discussão de cada caso com os profissionais de diferentes área de especialização, em busca do melhor tratamento adequado ao quadro do paciente, o que permite um tratamento mais eficiente e uma recuperação mais rápida.

Além disso, existe uma série de protocolos de atendimento aos pacientes, o que padroniza os atendimentos, conferindo-lhe maior agilidade e eficiência.