A IRMANDADE

A história da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória se confunde com a história do Estado do Espírito Santo. Fundada no século XVI, no ano de 1545 por Vasco Fernandes Coutinho. Esta foi a segunda instituição deste tipo instalada no Brasil com o nome de Irmandade da Misericórdia do Espírito Santo, ficando atrás apenas da Confraria da Misericórdia Bras Cubas, na cidade de Santos, em São Paulo.

A fundação respeitava a Ordem Régia, estabelecida pelo Rei de Portugal, para que toda cidade ou vila que fosse fundada no Brasil tivesse sua própria Confraria  da Misericórdia. A Irmandade foi inicialmente instalada em Vila Velha, junto à Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha. Desse primeiro momento há poucos documentos, inclusive sobre as condições de transferência para a vila de Vitória, no ano de 1605, com a instalação do Hospital da Caridade de Nossa Senhora da Misericórdia junto à Capela da Misericórdia, no Largo Pedro Palácios.

No livro “A Irmandade e a Santa Casa de Misericórdia do Espírito Santo”, o então chefe do Arquivo Público Estadual resume a importância da Irmandade e da Santa Casa:

“A história desta irmandade se confunde com a história da própria sociedade capixaba; é seu retrato. Escravos e senhores, pobres e ricos, comerciantes, artífices, profissionais liberais, grandes e pequenos funcionários, a Igreja, todos envolvidos nas atividades do que, desde o advento da ideologia cristã, se convencionou chamar CARIDADE e atualmente se denomina assistência social”

O HOSPITAL DA SANTA CASA

O terreno onde atualmente está localizada a Santa Casa de Misericórdia de Vitória foi doado à Irmandade em 06 de junho de 1818 por Maria de Oliveira Subtil, proprietária da antiga Fazenda Campinho, que tinha um casarão e gado de produção. A doação foi feita sob a condição de ser construído um Hospital de Caridade.

O prédio que atualmente abriga o hospital foi inaugurado em 19 de maio de 1912. Na mesma época, os serviços prestados pela Santa Casa no hospital antigo, na ladeira Pedro Palácios, foram transferidos para o novo hospital.

Atualmente o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória – HSCMV – é um hospital geral, de caráter filantrópico, que agrega atividades de ensino, pesquisa e assistência. Está localizado na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em posição estratégica, sendo referência estadual.

Fonte: livro “A Irmandade e a Santa Casa de Misericórdia do Espírito Santo”, de Affonso Schwab e Mário Aristides Freire