Cerca de 130 novos alunos que ingressaram nos cursos de graduação da EMESCAM neste início de ano conheceram, nos dias 20 e 21 de fevereiro, a estrutura do nosso hospital escola Santa Casa de Misericórdia de Vitória e também da nossa maternidade, a Santa Casa de Vitória Unidade Pró-Matre. As visitas fizeram parte da programação de boas-vindas aos calouros, que incluiu também ações solidárias em prol da Santa Casa.

A primeira unidade a ser visitada pelos novos alunos foi a Pró-Matre. Administrada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória desde agosto de 2016, a maternidade funciona 24h, com atendimento público (SUS), convênios e particular, e está habilitada para realizar partos de pequena e média complexidade. Por mês, cerca de 400 partos são realizados no local. E os novos alunos puderam conhecer o dia a dia da instituição, as salas de preparação para o parto, salas de parto, UTIN e as enfermarias.

No segundo dia de visitas, os estudantes conheceram a estrutura do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, o mais antigo hospital do Espírito Santo, que já realizou mais de 55 milhões de atendimentos e que há 106 anos está localizado na Vila Rubim, em Vitória.

Guiados por funcionários do hospital, os alunos puderam conhecer as enfermarias particulares e do SUS, os setores responsáveis pela esterilização de materiais, preparos de medicamentos, farmácia, centro cirúrgico, UTI, setor administrativo e as salas de aula da EMESCAM dentro do hospital, que serão utilizadas por eles ao longo do curso.