Nossas Notícias

Notícias

01/10/2014

Doação de Órgãos é Tema de Evento na Santa Casa

Serão dois eventos, um aberto ao público e outro de capacitação de profissionais da saúde para a doação de órgãos.

"O transplante é muito mais que uma simples cirurgia. É um procedimento que envolve a mais profunda conexão entre seres humanos", disse o cirurgião norte-americano James F. Burdick. É isso que o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória quer levar à população e até mesmo aos profissionais de saúde com o evento Basta uma palavra de solidariedade para salvar toda uma vida, dias 17 e 18, no auditório de Dermatologia do hospital.

Um único doador tem a chance de salvar ou melhorar a qualidade de vida de pelo menos 25 pessoas, de acordo com dados da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote). A escassez de órgãos para transplantes, mais acentuada no Brasil do que em outros países, somente será resolvida por meio de um intenso esforço de educação de toda a sociedade. Esse é o objetivo do evento da Santa Casa que pretende incentivar a doação de órgãos e fazer a população entender que vidas que podem ser salvas se conseguirmos diminuir as enormes filas para recebimento de órgãos.

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória tem um Banco de Órgãos. E, como todo hospital no Brasil com mais de 80 leitos, tem uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), responsável por abordar o familiar do paciente que foi a óbito sobre a doação de órgãos, fazer os transmites legais e captar o órgão. O órgão captado vai para a Central de Captação de Órgãos, no Hospital da Polícia Militar. Lá é feito um ranking de pacientes compatíveis no Espírito Santo e, então, no Brasil.

A Santa Casa tem contrato com o Estado para receber doação de córnea. Em 2011, o ES conseguiu zerar a fila transplante de córnea. Espera-se que o feito se repita, mas para isso é importante maior conscientização das famílias e dos próprios profissionais da saúde que, muitas vezes, não sabem como abordar os familiares. Por isso, o segundo dia do evento da Santa Casa vai ser voltado para qualificar os profissionais da saúde.

Quem precisa de esclarecimentos sobre doação de órgãos, pode ligar no 3212-7206 ou 3212-7215, na Santa Casa. Telefone que dá informações e orientações para a população.

Participe do evento Basta uma palavra de solidariedade para salvar toda uma vida

Dia 17 (quarta):
Aberto ao público.
Local: Santa Casa (auditório de Dermatologia)
Programação:
- 9h Abertura
- 9h30 Teatro
- 10h Palestra “A importância da Conscientização para Doação de Órgão”
 
Dia 18 (quinta):
Restrito para profissionais de saúde
Local: Santa Casa (auditório de Dermatologia)
Programação:
- 9h Abertura
- 9h30 a 10h30 Treinamento para profissionais da saúde.

Hospital Santa Casa de Misericordia de Vitória/ES - Entidade Filantrópica de Utilidade Pública Federal
De. 63.314 - Utilidade Pública Estadual - Lei 1707 / CNPJ 28.141.190/0002-67 - Tel: (27) 3212-7200
Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim / Vitória, Espírito Santo - CEP: 29025-023

Todos os direitos reservados - Copyright © 2013 - Santa Casa de Vitória