Nossas Notícias

Notícias

07/10/2014

Câncer de Mama: A Santa Casa te ajuda a diagnosticar e tratar

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo 22% dos novos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é bom. Mas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas.
 
Para ajudar no tratamento da população e tirar dúvidas, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória oferece atendimento todas as quintas-feiras, a partir de 13h, para qualquer pessoa que tenha suspeita ou indicação médica a respeito de câncer de mama.
 
Por quinta-feira, o grupo da Santa Casa recebe cerca de 60 pacientes. A mastologista Danielle Chambo explica: “É feito uma triagem e os pacientes com suspeita são encaminhados para a biópsia. Quem é diagnosticado com câncer de mama, recebe atendimento da Santa Casa”. E ainda faz um alerta: “Apesar de raro, homens também têm câncer de mama”.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca, a estimativa de novos casos de câncer e mama neste ano é de 57.120. O número de mortes atinge 13.345, sendo 13.225 mulheres e 120 homens.
 
Autoexame
O autoexame das mamas não é mais indicado como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
 
Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.
 
Sintomas
Como sintomas, podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
 
Serviço - Câncer de Mama:
Local: Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim / Vitória, Espírito Santo)
Dias: Todas as quintas-feiras
Horário: A partir de 13h
Aberto ao público

Hospital Santa Casa de Misericordia de Vitória/ES - Entidade Filantrópica de Utilidade Pública Federal
De. 63.314 - Utilidade Pública Estadual - Lei 1707 / CNPJ 28.141.190/0002-67 - Tel: (27) 3212-7200
Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim / Vitória, Espírito Santo - CEP: 29025-023

Todos os direitos reservados - Copyright © 2013 - Santa Casa de Vitória