O banco de leite humano da Santa Casa de Misericórdia de Vitória conta com a colaboração de novas doadoras para manter os estoques de leite maternos necessários para a alimentação dos bebês internados na UTIN da Unidade Pró-Matre. Interessadas devem entrar em contato por telefone, de terça a quinta-feira, das 7h às 16h, no número (27) 3212-7246.

Um mito muito comum entre as mães de recém-nascidos é acreditar que a doação de leite materno vai reduzir a produção do alimento e, consequentemente, prejudica o fornecimento de nutrientes para o próprio filho. Esclareça algumas dúvidas frequentes.

Doar leite interfere na produção?

Sim. Mas, ao contrário do que muitas mães pensam, o ato de doar não reduz a quantidade de leite. Na verdade, ele estimula a produção de ainda mais leite, pois a produção do leite materno é estimulada justamente pela sucção. O corpo entende esse processo como se a criança estivesse mamando. Por isso, se você que é mãe doar, não terá menos leite para dar ao seu filho. É um mito que precisa ser esclarecido.

O leite industrializado é uma alternativa?

O leite industrializado é uma opção e ajuda como um plano B na falta da opção natural. Mas o materno é o ideal, pois é puro e gratuito. O leite comercializado é caro, além de não possuir todos os ingredientes necessários para o bom desenvolvimento da criança. São dois alimentos diferentes. E o principal é que a doação não seja encarada como benéfica só por estimular a produção do leite. É importante deixar isso bem claro. A doadora tem esse benefício, mas a maior contribuição que ela pode dar é permitir que crianças prematuras que estão internadas na UTIN tenham acesso a esse alimento natural e genuíno.

Quem pode e quem não pode doar leite materno?

Mulheres que têm alguma doença infecciosa, como AIDS, tuberculose, ou alguma doença que debilite a saúde não devem doar. Por outro lado, o tipo físico da mulher não é requisito para saber quem pode ou não doar. Se for magra, gorda, alta, baixa, nada disso vai alterar a estrutura física do bebê que aproveitou esse leite doado.

Na hora da doação é preciso ter algum cuidado especial?

Não. Simplesmente estar apta para doar.

A doação pode ser feita de quanto em quanto tempo?

O intervalo de tempo entre as doações varia de acordo com cada mãe. Mas o comum é coletar o excesso depois da amamentação, para não deixar a mama cheia demais. Caso o excesso não seja retirado, pode haver risco de empedrar ou infeccionar o seio.

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200