VOCÊ TEM DIAGNÓSTICO DE ANGIOEDEMA?
Saiba que:
1– Exercícios físicos moderados são permitidos. Não praticar atividades que provoquem traumas físicos, principalmente em face (boxe, judô, corridas longas, futebol, etc).
2- Ser portador de AEH não impede que se manifestem outras doenças agudas ou crônicas.
3- Paciente de AEH deve manter suas vacinas em dia.
4- Manter a saúde bucal pode evitar problemas de saúde. Procedimentos odontológicos podem levar ao desencadeamento de crises agudas. Esteja atento e tenha medicamento de controle e para crise em mãos.
5- Na Gestação– suspender a droga de manutenção, se em uso de danazol. Em caso de manutenção com ácido tranexâmico, riscos e benefícios deverão ser considerados. Na crise, usar inibidor de C1 esterase. Se não disponível, usar 2 unidades de plasma fresco congelado.
No Parto – Discutir tipo de parto com o obstetra. No pré-parto, usar inibidor de C1 esterase, se disponível. Caso contrário, usar 2 unidades de plasma fresco congelado.
6- Atenção: Alguns medicamentos interferem no quadro de AEH, portanto é importantíssimo que se faça acompanhamento médico, NÃO SÃO PERMITIDOS:
- anti-hipertensivos do tipo Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA): captopril, enalapril, lisinopril.
- anticoncepcionais orais que contêm estrogênio.
- agentes fibrinolíticos.
- drogas psicotrópicas: estimulantes ou depressores do Sistema Nervoso Central.
- antagonistas do receptor da angiotensina II.
7- AEH não tem cura, mas não é contagioso, não é degenerativo e não deixa seqüelas. Tem controle com medicamentos e você poderá ter boa qualidade de vida.