Sessão solene foi realizada no dia 22 de maio de 2018, em Brasília, com a presença da provedora e do vice-provedor da ISCMV

A Câmara dos Deputados, em Brasília,  promoveu sessão solene em homenagem ao cinquentenário da fundação da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – Emescam, comemorado no mês de março deste ano. Na sessão, representaram a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV) – mantenedora da faculdade – a provedora, Maria da Penha Rodrigues D’Avila, e também o vice-provedor, Cláudio Medina da Fonseca.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou que, ao longo desse meio século, a escola tem preparado um grande número de médicos para atender não apenas a demanda do estado do Espírito Santo, mas também a de outros estados brasileiros.

Maia ressaltou ainda o papel da Irmandade da Santa Casa de Vitória. “Essas entidades beneficentes começaram a funcionar pouco tempo após o descobrimento do País, razão pela qual se pode dizer que foram pioneiras na constituição de um sistema de atendimento hospitalar baseado na solidariedade”.

De acordo com o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), um dos proponentes da sessão e médico formado pela Emescam, o período que ele passou na escola foi fundamental para se consolidar profissionalmente. “A qualidade da instituição é imprescindível para não somente aprendermos na profissão, como também amadurecer, construir formadores de opiniões e formar pessoas capazes de olhar para o outro além dos estereótipos”, afirmou.

Ex-alunos

Durante a solenidade, os deputados Dr. Jorge Silva (SD-ES) e Carlos Manato (PSL-ES), também proponentes da celebração e ex-alunos da instituição, recordaram seus tempos de estudantes e prestaram homenagens a professores e funcionários que marcaram suas formações, além da doutora Maria da Penha Rodrigues d’Ávila, provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

“Completar o meu curso de Medicina na Emescam foi uma honra. Eu quero cumprimentar a todos que integram e fazem parte desta instituição e também aqueles que passaram por lá e que deixaram suas pegadas”, declarou o deputado Dr. Jorge Silva.

O deputado Carlos Manato, que já foi professor da Emescam, ressaltou a importância da instituição para a formação de sua família. “A Emescam marca até hoje minha vida. Minha esposa se formou lá em 1984 e nós temos dois filhos que também se formaram na Emescam”, destacou.

Histórico

A Irmandade começou suas atividades em 1545, portanto ainda nos primeiros tempos da colonização brasileira. Desde então, a entidade vem acumulando uma vasta experiência na prestação de serviço de saúde à população capixaba, especialmente a sua parcela mais carente.

A Santa Casa administra hoje um conjunto de oito instituições, entre as quais se destaca a Escola Superior de Ciências pela essência da formação profissional que oferece, atuando na graduação e pós-graduação.

(Com informações da Agência Câmara Notícias)

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200