O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, por meio do serviço de Hemodinâmica, participou do American College of Cardiology (ACC/21), um dos maiores e mais importantes congressos de cardiologia do mundo. O hospital participou de um estudo brasileiro sobre a influência da covid-19 no tratamento de pacientes cardiológicos.
Segundo o coordenador médico do serviço de Hemodinâmica do Hospital da Santa Casa de Vitória, Dr Renato Giestas Serpa, o estudo é multicêntrico, com participação centros de todo o país. E nossa instituição teve participação importante no trabalho, sendo um dos centros que mais incluiu pacientes.
“O objetivo era analisar tanto o comportamento da Covid-19 relacionada ao coração, quanto se houve mudança nos tipos de atendimento durante a pandemia”, explicou.
A partir dos dados coletados, o estudo traçou uma radiografia do perfil do paciente infartado ou com doença coronária diante da pandemia do novo Coronavírus.
“Esse tipo de registro é muito importante para nós. Incluímos 114 pacientes atendidos em nosso hospital. Estamos levando essas informações a um dos maiores congressos de cardiologia do mundo. É motivo de orgulho muito grande para a Santa Casa e também para a cardiologia brasileira”, finaliza.