Foi inaugurado no dia 16 de fevereiro de 2022 o Hospital Municipal Materno Infantil Dra. Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso, no município de Serra. O hospital, localizado no bairro Colina de Laranjeiras, pertence à Prefeitura da Serra e será administrado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV). A unidade hospitalar irá atender gestantes de risco habitual e risco alto, com cirurgias ginecológicas e pediátricas, além de ambulatório para atender vítimas de violência sexual.

A inauguração contou com a presença da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes; do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; do prefeito da Serra, Sergio Vidigal e da primeira-dama, Sueli Vidigal; da secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho; e da provedora da Irmandade da Santa Casa, Maria da Penha Rodrigues D’Avila. Também participaram da solenidade membros da direção da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, e também do Hospital Municipal Materno Infantil, além de médicos, secretários municipais, vereadores e deputados estaduais, entre outras autoridades.

Em sua fala, durante a inauguração, a provedora da Irmandade destacou a importância da abertura de um hospital deste porte para atenção à mulher e aos bebês. “Podem ter certeza que estamos preparando o que há de melhor para o Materno Infantil. Aqui, teremos estrutura para fazer uma unidade referência em atendimento humanizado. Temos tudo para fazer a diferença”, confia.


A provedora destacou, ainda, a homenagem a um médico precursor do aleitamento materno no Espírito Santo, o Dr. Severino Dantas Filho, falecido em 2021, que dará nome ao Banco de Leite Humano do Materno Infantil. “Agradecemos ao prefeito Sérgio Vidigal que, em comum acordo a Santa Casa, nos ajudou a prestar esta homenagem ao Dr. Severino”.

O prefeito Sérgio Vidigal classifica a abertura do Materno Infantil como um importante momento para os moradores da Serra. “Principalmente para as nossas gestantes, que contarão com um serviço de alta qualidade tanto para atendimento ao parto de risco habitual quanto o de alto risco, com serviços de internação intensiva neonatal e adulta. Os profissionais da saúde receberão capacitação para a promoção de uma assistência humanizada e qualificada”, afirma.

Estrutura

O Materno Infantil tem capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades. O hospital também contará com um cartório civil, para fazer o registro dos bebês no próprio local de nascimento.

 

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200