A equipe já deu início à marcação dos traços, que darão lugar à pintura definitiva. A obra tem previsão de conclusão para dezembro

A chegada dos pacientes ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, na Vila Rubim, ganhará novas cores e contornos no ano de 2020. Uma intervenção artística com mais de 200 metros quadrados ocupará todo o muro do hospital na ladeira de acesso à Santa Casa, na Rua Doutor Laélio Lucas. A pintura retratará a origem das Santas Casas, a importância do hospital para a história do Espírito Santo e sua missão no atendimento aos mais necessitados.

A obra, batizada de “Ladeira da Misericórdia”, é assinada pelo artista plástico Rodrigo Brito, que também é o autor do mural “Trabalha e Confia”, localizado no novo Aeroporto de Vitória. Rodrigo e sua equipe já realizaram toda a preparação do muro, fazendo a limpeza com cloro e a base com tintura aquarelada para receber a pintura definitiva, que tem previsão de conclusão para 24 de dezembro. Um presente de Natal para valorizar a região e alegrar a vida de quem passa pelo local, seja paciente em busca de tratamentos, ou médico indo salvar vidas.

O artista plástico está empolgado com o andamento do trabalho, e prevê sucesso após a conclusão do mural, que já desperta a curiosidade de quem passa pela Vila Rubim. “Esse é o maior mural que eu já fiz. Acredito que seja o maior desafio da minha carreira, com a maior complexidade, pelo trabalho em altura e por toda dificuldade do processo de pintura. É um sonho alto, mas queremos que falem desse trabalho não só no Brasil, mas na América Latina”.

Devoto de Nossa Senhora, Rodrigo Brito não entrega os detalhes de como ficará o projeto. Mas acredita que, além de revitalizar e deixar mais humanizada a entrada do hospital, a obra de arte vai emocionar. “Como devoto de Maria, do sagrado feminino, eu fico lisonjeado em poder executar uma obra desse porte. Começar o mural justamente com um desenho de Maria é algo que me inspira muito. E contar em imagens a trajetória da Santa Casa é muito importante para o capixaba. É a história da nossa cidade, do nosso estado. Muita gente não sabe quantos anos o hospital tem, que existe uma escadaria linda de frente para o Parque Moscoso. São pontos que não vão ficar de fora”.

Fabrício Gaeede, diretor administrativo

Impacto

O diretor administrativo da Santa Casa, Fabrício Gaeede, afirma que por se tratar de uma via de circulação muito alta, por onde é feito todo o acessos ao hospital ( de pedestres, veículos e ambulâncias), espera-se um impacto visual grande. “É um paredão alto, com um muro muito antigo e sem beleza aparente hoje em dia. Queremos trazer um visual mais agradável para quem transita pela ladeira”, explica.

Além disso, ele revela que o mural é o marco de uma série de outros projetos que estão em andamento no hospital. “O outro impacto é mostrar um pouco da nossa história, pois são contadas algumas das fases no trabalho artístico, desde o início das Santas Casas em Portugal, passando pela chegada das capitanias hereditárias no Brasil, e a nossa evolução como instituição. O projeto estimula nossa busca pela inovação, com a construção de novos edifícios que estão em andamento, ampliação de instalações e serviços, humanização e cuidado. Mas também indica uma valorização dos nossos valores históricos, como o restauro do prédio principal e da escadaria Maria Oliveira Subtil, que também já está previsto”, afirma.

O artista

Rodrigo Brito é formado em Comunicação e Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O artista já expôs seus trabalhos em países como a Espanha e a Inglaterra. É autor do livro infantil “O Medo do Mato”, vencedor do Prêmio de Incentivo à Literatura Infantojuvenil da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

 E tem ainda um importante trabalho de muralismo, bem marcado pelo mural “Trabalha e Confia”, realizado no setor de embarque do novo Aeroporto de Vitória, onde Rodrigo levou para a parede ícones que marcam nosso Estado: a paneleira e suas panelas de barro, o beija-flor, a Pedra Azul, a Terceira Ponte e o Convento da Penha.

Rodrigo Brito é o artista responsável pelo mural “Trabalha e Confia”, localizado no aeroporto de Vitória

Informações para a Imprensa:
Leonardo Soares
Comunicação – Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Tel.: (27) 3212-7245

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200