A Santa Casa Unidade Pró-Matre atraiu a atenção da imprensa local e nacional por um motivo nobre: com a reforma da maternidade, o local ganhou desenhos de todos os tipos nos corredores. O autor do trabalho é Giu Dias, 30 anos, estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O rapaz nunca havia trabalhado na humanização de hospitais, pelo menos até chegar às enfermarias da Santa Casa, onde mudou completamente a cada das enfermarias do hospital. Depois não parou mais, e já foi parar até no palco do programa Encontro, da TV Globo, onde deu entrevista à jornalista Fátima Bernardes e mostrou um pouco do talento para o Brasil.

Ele chegou à Santa Casa após ter seu trabalho visto em outros pontos da cidade. E deu início ao trabalho voluntário. “É um cenário completamente diferente, e até desafiador. Em um hospital, até pela questão da limpeza, é tudo sempre muito branquinho. Mas para uma criança, esse ambiente fica muito longe da sua realidade. Então, aproveitei o desafio e comecei a desenhar nas paredes”, conta ele.

O retorno foi imediato: pacientes satisfeitos, clima mais alegre nas enfermarias, e criançada de olho em cada pincelada. E os desenhos são variados: animais, plantas, sorvetes, bolos e picolés. Tudo dentro da linguagem dos pequenos.

A provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D’Avila, viu o talento do rapaz com a pintura nas enfermarias e fez um convite para uma nova empreitada: mudar a cara da Pró-Matre, que recentemente também passou a fazer parte da Santa Casa. “Trabalhos como o desse rapaz mudam tudo, influencia no clima do local e até no comportamento das pessoas, na forma com que lidam com a internação. Se  aproveitarmos um pouquinho do talento de cada voluntário, conseguimos construir muita coisa”.

Ajuda na Recuperação

As pinturas também ajudam a tornar a recuperação mais rápida. “Se você tem um ambiente colorido e mais agradável, a mãe fica melhor e a recuperação acaba sendo ajudada. Esse trabalho ajuda muito as pacientes a melhorarem o lado emocional”, resume o médico ginecologista obstetra Márcio Almeida.

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200