A campanha “Doe Leite Materno”, do Ministério da Saúde, foi lançada em maio de 2017 em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano. O slogan é “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”

Há quase três décadas o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória – HSCMV – possui um banco de leite humano. O setor, localizado na sede do hospital, é responsável por realizar a coleta, o processamento e a distribuição do leite materno. Todos os processos de armazenamento e pasteurização seguem as normas brasileiras de controle de qualidade.

O banco de leite humano da Santa Casa de Vitória incentiva o aleitamento materno e presta todas as orientações às doadoras. Nele, é recebida a doação do leite (que é coletado no próprio banco de leite ou na casa da doadora), e em seguida o produto é pasteurizado, armazenado e e encaminhado a quem precisa. Como todo banco de leite é ligado a uma maternidade com UTI neonatal, o nosso banco de leite atende a demanda da Santa Casa de Vitória Unidade Pró-Matre, que é a maternidade da Santa Casa.

O atendimento às doadoras pode ser feito de duas formas: no próprio banco de leite da Santa Casa (terça a quinta, das 7h às 16h), ou no posto de coleta da Unidade Pró-Matre, todos os dias ao longo de todo o dia. Para mais informações, ligue 3212-7246.

Abaixo, esclareça algumas dúvidas sobre a doação de leite materno.

EMBALAGEM – Utiliza-se como embalagem para acondicionamento do leite humano um recipiente de vidro esterilizado, com boca larga, tampa plástica e volume de 50 ml a 500 ml (do tipo maionese ou café solúvel). Observação: não é preciso ter o recipiente, basta solicitar ao banco de leite. Para esterilizar, coloque o frasco e a tampa em uma panela e cubra com água.  Ferva por 15 minutos. Escorra com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar. Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

HIGIENE PESSOAL ANTES DA COLETA – Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos. Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque as mãos e as mamas com toalhas limpas.

LOCAL ADEQUADO PARA RETIRAR O LEITE – Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo. Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa. Evite conversar durante a retirada do leite.

COMO RETIRAR O LEITE – Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo. Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola. Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas. Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

ARMAZENAMENTO EM CASA – Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado. O leite humano extraído pode ficar no freezer ou no congelador por um prazo de até 10 dias. Após a extração, a mãe deve ligar para o banco de leite para combinar a entrega.

TRANSPORTE – Os produtos devem ser transportados do local de coleta até o banco de leite em embalagens adequadas e específicas para esta finalidade. Colocar os frascos em caixa isotérmicas, preferencialmente revestidas com PVC, contendo “gelo reciclável” em quantidade proporcional ao número de frascos de leite Humano Ordenhado. Observação: caso não consiga transportar a doação nas condições necessárias, entre em contato com o banco de leite para combinar a melhor forma de fazer a doação.

 

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200