A Emescam e o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória celebram mais um importante passo pelo incentivo à educação e à pesquisa. Nosso time de profissionais agora faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

A inserção na rede RUTE possibilita, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina entre os hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes.

 “Somos a única faculdade particular do Espírito Santo inserida na RUTE. Com isso, esperamos aumentar a nossa abrangência junto a outras instituições de ensino e pesquisa, tanto no país como no exterior”, destaca Rosane Mageste, que coordena a Medicina Interativa, a telemedicina da Emescam, ao lado do professor Bruno Valbon.

Até o momento, a Medicina Interativa já faz parte de seis SIGs, que são os Grupos de Interesse Especial. São eles: Educação Médica, Oftalmologia, Simulação Realística, Bucomaxilofacial, Telenfermagem – Saúde Mental e Trauma.

“Aproveito para agradecer ao coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina, professor Luiz Ary Messina, pela colaboração conosco nesse momento tão importante para nós.”, salienta Rosane Mageste. “Em nome dos coordenadores, também agradeço ao incentivo da provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D’Avila, e ao diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka”, conclui.

Rede RUTE

A RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos. Em 10 anos de atuação, a RUTE já agrupa 124 unidades em operação no Brasil e 57 grupos de interesse especial (SIGs).

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200