A escadaria de ferro interna, que ligava a antiga portaria central da Santa Casa de Vitória às enfermarias foi reaberta. Após ficar fechada para reforma durante um período de 60 dias, ela já está novamente em funcionamento, dando acesso à Enfermaria São Vicente, à Pequena Cirurgia e a diversos outros setores administrativos e assistenciais da instituição.

A escadaria tem cerca de 110 anos de existência e está instalada no local desde a construção dos primeiros pavilhões do hospital, no ano de 1910. Em pleno funcionamento até os dias atuais, ela necessitava de reparos para melhorar tanto a locomoção das pessoas, quanto a segurança de quem utiliza esse acesso com frequência.

A escadaria é original dos tempos da construção da Santa Casa na Vila Rubim, no século passado

As obras deram mais vida útil à escadaria, e resgataram traços originais dos tempos da inauguração do hospital, em 1912, segundo o diretor administrativo da Santa Casa de Vitória, Fabrício Gaeede. “Foram reparadas as peças danificadas ao longo dos anos. São peças de metal, grades, piso, postes e luminárias que foram reforçados. Também foi feita a pintura característica que resgata o valor e a importância histórica da escadaria. O corrimão todo em madeira também foi restaurado, um trabalho artesanal e muito difícil de ser encontrado no mercado”, comemora o diretor.

O trabalho foi executado pela empresa Fund Art, que há 40 anos está no mercado trabalhando com restauração em metal.

© Copyright 2018 - Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Rua: Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, CEP: 29025-023 - Telefone: (27) 3212-7200